A importância das maratonas literárias

Ler é uma tarefa que muitos consideram árdua, seja por falta de tempo, interesse, ou até de vontade já que o livro pode ser entediante ou chato, “ah, mas poderia passar o livro para frente e pegar outro” você pode pensar, mas nem todo mundo tem essa facilidade de ‘desapegar’ da coisas, principalmente de estórias não terminadas em livros.

tumblr_meksdkrnfk1ql137zo1_500

Na sociedade em que estamos, o tempo é muito curto, passamos horas no trânsito e temos nossos mais diversos afazeres. Por fim, esquecemos de nos divertir com um lazer que traga algo de bom para o nosso intelecto. Podendo ser comparado a assistir um filme ou uma série, os livros também trazem boas estórias que podem ser lidas vorazmente, entretanto todo leitor tem o seu tempo de ressaca literária, e se não cuidar por acabar com ela, a mesma pode tornar-se uma situação padrão, e reverter é uma tarefa difícil. Vendo deste ponto seria como começar a ler novamente, e que você não gostava desse tipo de coisa.

Não é preciso uma pesquisa científica para mostrar que quanto mais se lê, mais se quer ler. Tiro essa informação por mim e por bastante gente que conheço. Quando estamos bastante atarefados temos que dividir nosso tempo para equilibrar nossas leituras, e geralmente eu tendia a parar de ler para poder concluir minhas tarefas. Por alguns meses parei de ler, e voltar foi um desafio. Antes de escrever este texto, também perguntei para algumas pessoas, e o que elas relataram foi que realmente melhorou a relação com os livros, e tem incentivado até amigos a fazer o mesmo.

Criar desafios pode ajudar a quem quer começar a ler, e inclusive a voltar a ler. Hoje várias são as maratonas que diversos blogs e projetos fazem, mas você mesmo pode criar as suas.

  1. Desafio dos 10 romances mais famosos (ou qualquer outro gênero);
  2. Maratona de férias;
  3. Tira ressaca literária;
  4. Entre outros.

Falando por experiência própria isso ajuda a resolver aquela ressaca com que ficamos, e também a tirar a preguiça. No começo é chato, meio difícil, mas depois de alguma páginas você começa a gostar novamente de ler e não consegue imaginar como parou de gostar.

,Pegue aqueles livros que você sempre quis ler e faça sua maratona, mas principalmente, não se apegue àquele livro chato. Você não vai se arrepender!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *