Crítica: Como Eu Era Antes de Você (filme)

Primeiramente, é importante ressaltar que o roteiro do filme foi escrito pela própria Jojo Moyes, autora do livro de mesmo nome e que originou o filme, sendo assim, todas as situações, simplificações e/ou mudanças que houveram tiveram o “aval” da própria criadora das personagens.

Imagem: Reprodução
Imagem: Reprodução

O filme é muito fiel ao livro, claro que diferenças existem, mas não há nada que comprometa a obra em si. O longa inicia assim como no livro: um jovem está com sua namorada e precisa sair para o trabalho, no meio do caminho algo surge, uma moto, e acaba com sua ida ao trabalho, mas não apenas isso, coloca Wil em uma cadeira de rodas por ter, a partir daí, uma lesão medular que é irreversível. Após um período de depressão, a mãe do jovem contrata Louisa Clark como cuidadora de Will por um prazo de 6 meses.

A trama consegue ser extremamente previsível, entretanto o que se faz importar aqui é como ocorre a jornada do casal e os que os circundam. O roteiro não é muito clichê, mas também não pode ser chamado de algo novo. Também não faz os espectadores derramarem várias lágrimas ou então rirem à toa, entretanto é perceptível que as cenas ‘chave’ do longa foram bem trabalhadas.

Um destaque está no carisma das personagens, principalmente o casal, porém o restante, que comporta até alguns rostos não são reconhecidos facilmente, também trás para o longa a humildade no rosto, o que aproxima bastante o espectador da trama. A fotografia ali feita se esforça bastante a fim de mostrar algo real, e aproveitar o que há de melhor em todos os lugares da filmagem.

Talvez o filme tenha se tornado algo comum nas produções de mesmo gênero, e isso desaponte quem o assiste, visto que era uma adaptação bastante esperada, e o público esperava realmente um romance dramático, entretanto o que temos na obra já é o suficiente para prender nossa atenção até o final, este, que chega a desapontar totalmente os amantes da obra.

Sinopse

Rico e bem sucedido, Will (Sam Claflin) leva uma vida repleta de conquistas, viagens e esportes radicais até ser atingido por uma moto, ao atravessar a rua em um dia chuvoso. O acidente o torna tetraplégico, obrigando-o a permanecer em uma cadeira de rodas. A situação o torna depressivo e extremamente cínico, para a preocupação de seus pais (Janet McTeer e Charles Dance). É neste contexto que Louisa Clark (Emilia Clarke) é contratada para cuidar de Will. De origem modesta, com dificuldades financeiras e sem grandes aspirações na vida, ela faz o possível para melhorar o estado de espírito de Will e, aos poucos, acaba se envolvendo com ele.

Ficha Técnica
Título: Como Eu Era Antes de Você
Título original: Me Before You
Duração: 110 minutos
Gênero: drama, romance
Direção: Thea Sharrock
Roteiro: Jojo Moyes
Distribuição:  Warner Bros.
Nota: 4/5

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *