Resenha: A Menina Que Não Sabia Ler

Um romance que se transforma em terror.

Sinopse

1891. Nova Inglaterra. Em uma distante e escura mansão, onde nada é o que parece, a pequena Florence é negligenciada pelo seu tutor e tio. Guardada como um brinquedo, a menina passa seus dias perambulando pelos corredores e inventando histórias que conta a si mesma, em uma rotina tediosa e desinteressante. Até que um dia Florence encontra a biblioteca proibida da mansão. E passa a devorar os livros em segredo. Mas existem mistérios naquela casa que jamais deveriam ser revelados. Quem eram seus pais? Por que Florence sonha sempre com uma misteriosa mulher ameaçando Giles, seu irmão caçula? O que esconde a Srta. Taylor? E por que o tio a proibiu de ler? Florence precisa reunir todas as pistas possíveis e encontrar respostas que ajudem a defender seu irmão e preservar sua paixão secreta pelos livros – únicos companheiros e confidentes – antes que alguém descubra quem ousou abrir as portas do mundo literário. Ou será que tudo isso não seria somente delírios de uma jovem com muita imaginação?

Imagem: Letícia K. Oliveira
Imagem: Letícia K. Oliveira

O livro conta a história de Florence e Giles, dois irmãos órfãos que moram na mansão do tio, cuja qual dificilmente está presente. Vivem andando e brincando pelos corredores da casa, além do amplo quintal. Certo dia,enquanto brincava, Florence descobre uma biblioteca secreta, entretanto,a menina não sabe ler e seu tio, dono da mansão, proibiu-a de aprender. O motivo para isso é um mistério mesmo no decorrer do livro.

A casa esconde segredos sombrios que não deveriam ser revelados. Sua rotina, parcialmente, começa a correr perigo quando uma nova preceptora chega a mansão, ela pode não ser o que parece. Florence não sabe se seus medos são reais ou imaginários, mas começa a levar a serio, muito a sério.

Primeiramente, não gostei do livro, ainda mais pelo fato de que Florence é proibida de ler. Tem, então, que aprender a ler sozinha e assim que aprende, ir até a biblioteca e, mais tarde, até uma torre totalmente desabitada para poder usufruir do prazer de uma leitura.

Esse foi mais um livro que, erroneamente, julguei pela capa. Vi o título e a capa, logo me apaixonei, afinal, quem não?

A história começa com um ótimo enredo, mas chegando as partes finais tudo se torna confuso, tudo é diferente e completamente sem sentido. O livro que inicialmente percebe-se como um romance de primeira classe, termina como um terror de quinta categoria. Perdoem-me os fãs, mas isso é apenas a minha opinião.

Ficha Técnica
Título:
 A Menina Que Não Sabia Ler
Título original: Florence and Giles
Autora: John Harding
Páginas: 288
Gênero: Ficção Realista, Suspense
ISBN: 9788562936111
Editora: LeYa
Classificação: 2/5

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *